quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Suíça,queijos e chocolates - Berna

Poucas cidades conseguiram manter suas características históricas tão bem preservadas como Berna,capital da Suíça.A cidade é linda,com seus muitos chafarizes,fachadas de arenito e ruas estreitas.

No Verão, nadadores experientes permitem-se ficar à deriva, deixando-se levar ao longo do limpíssimo rio Aare.





Ficamos no Hotel Allegro,do outro lado do rio,de fácil acesso à pé ou de tram, pois há uma parada bem em frente ao hotel.Gostei muito , confortável , sem sofisticação.

Saímos para passear a pé no centro.Começamos pelo relógio Zytglogge,torre do relógio que domina a rua central ,que é um verdadeiro shopping embaixo de suas arcadas.





Caminhar sob as arcadas ou fora delas é uma delícia, pois os seus muitos chafarizes estão no centro da rua.

Chegamos a Casa e Museu de Albert Einstein,que conta o período em que o gênio da física esteve em Berna, no início do século XX. Pequena ,mas interessante.

De lá, continuamos para as Casas do Parlamento, sede do governo Suíço . Vale a pena conhecer, mas é preciso reservar.Passamos lá pela manhã e reservamos lugar na visita da tarde .É necessário passaporte para passar pela segurança.

Após a visita,voltamos para a rua dos chafarizes e descemos em direção ao rio para conhecermos talvez o marco mais famoso de Berna, o Fosso dos Ursos. Lá uma família de ursos vive livremente. Muito fofo!

Junto ao Fosso,está o Altes Tradempot ,um restaurante e chopperia que é também típico de Berna.Uma delícia,apesar de turístico.

No dia seguinte,resolvemos conhecer a região de Emmentaler, que, como o nome já diz,é a região produtora do queijo emmental.




Fomos de trem na direção de Hasle - Rügsau,e de lá há um ônibus que leva até a fábrica.

Foi interessante,mas não sei se iria de novo,apesar de que o fondue que comemos no restaurante da queijaria foi MARAVILHOSO!


Infelizmente não tivemos tempo de conhecer o Centro Paul Klee, maior coleção mundial de obras do artista Paul Klee; o centro cultural projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano consiste num prédio formado por três seções em forma de onda. 

Era hora de partir para Zurich.






Nenhum comentário:

Postar um comentário