domingo, 4 de setembro de 2016

A imponente Moscou


Depois de três dias em São Petersburgo,pegamos o trem para Moscou.Considero a melhor opção.
 Existem dois tipos de trem entre Moscou e São Petersburgo, o trem convencional com duração de aproximadamente 8 horas, ou o SAPSAN , trem rápido onde a viagem dura aproximadamente 4 horas.O Sapsan é um trem moderno, confortável como todo trem de alta velocidade.  A internet WIFI é gratuita por 30 minutos.


É em Moscou que você terá a sensação de estar na Rússia de verdade.
Ficamos no Hotel Metropol, um dos prédios históricos mais bonitos de Moscou,localizado nada menos que ao lado da Praça Vermelha e do Bolshoi.Os quartos são antiquados,mas o salão de café da manhã e a localização o torna uma boa escolha.
                                                               Salão de café do hotel

Chegamos na hora do almoço.Comemos uma coisa rápida e já saímos para nossa visita ao Kremlin.
Assim como em São Petersburgo, tínhamos um guia local que contratamos através da Queensberry.
Em Moscou, o guia é ainda mais importante, pois as visitas ao Kremlim tem que ser compradas com antecedência, pois as filas são impressionantes.
Encontramos-nos no saguão do hotel e partimos a pé.O Kremlin também fica muito perto do hotel.
O Kremlin é uma  espécie de cidadela, uma fortaleza com vários palácios, igrejas, museus e outros monumentos em seu interior. Já foi a cidadela dos czares, a sede do governo da União Soviética, e hoje é onde trabalha o atual presidente, Vladmir Putin. O Kremlin original (a primeira construção de Moscou – o que deu início à cidade) era do século 12, todo de madeira. O atual é do século 15, de ladrilhos, e é a maior fortaleza da Europa, com 27 hectares.  Como é  a sede do governo, apenas a metade do Kremlin está aberta ao público, o que já é bastante .

                                                         Jardins a caminho do Kremlin
Kremlin
O que conhecer no Kremlin:

Praça das Catedrais: um conjunto de catedrais maravilhosas, onde aconteciam as coroações, batismos e enterros da realeza. A Catedral da Assunção, a Catedral do Arcanjo São Miguel e a Catedral da Anunciação são  lindíssimas por dentro. O Campanário de Ivã, O Grande, também impressiona,já foi a construção mais alta de Moscou.



                                                Praça das Catedrais, Kremlin de Moscou 

                                                             Catedral da Assunção

Arsenal do Estado: um museu que reúne as riquezas acumuladas pelos czares russos ao longo do tempo.  Lá dentro você encontrará carruagens, vestidos ,como o da coroação de Catarina, coroas, tronos e os famosos Ovos  de Fabergé


Fora do Kremlin,junto às muralhas que o cercam está o Monumento ao Soldado Desconhecido, que possui uma chama eterna que representa os milhões de soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial.A cada hora, há uma cerimônia de troca de guarda.

Praça Vermelha
A praça mais icônica de Moscou , que tem esse nome não por causa da cor da maioria dos prédios que a rodeiam nem por causa do comunismo.Mas antigamente vermelho em russo significava lindo.
E assim ela continua.
Portal da ressurreição
Mausoleu de Lenin

Museu Histórico


Muralhas  e Torre do Relógio

Catedral de Kazan

Catedral de São Basílio
A mais bonita do mundo,na minha opinião.Foi construída a mando do Czar Ivã, O Terrível , para comemorar a vitória sobre Kazan. É antiquíssima, em estilo tradicional russo, e o que vemos é de fato a igreja original, pois Stalin não a mandou demolir. A Igreja como um todo se chama oficialmente “Catedral da Intercessão”. A única que se chama São Basílio é a capela menor, que foi adicionada por último. Seus restos mortais encontram-se em sua capela,assim passou a nomear a igreja toda. Conta a lenda, que Ivã , O Terrível , ficou tão maravilhado com a beleza dessa Catedral, que mandou cegar o arquiteto que a projetou, para que nunca mais fizesse algo parecido. 
Você tem que conhecê-la de dia e de noite,quando o céu azul da noite russa faz pano de fundo para a catedral iluminada.
                                                         GUM Shopping Center
É o shopping mais famoso de Moscou e um dos mais luxuosos. É lindo, o teto de vidro  é charmoso,e seus jardins deslumbrantes.À noite fica completamente iluminado. Tem lojas ótimas,inclusive de grife,restaurantes e um sorvete delicioso.

Estações de metrô

Um passeio a parte. Se vocês acharam bonitas as de São Petersburgo, aguardem as de Moscou.







 As mais bonitas são a Mayakovskaya,Novoslobodskaya,Komsomolskaya,Taganscaya.

Convento de Novadevichy


Fica afastado do centro.Foi construído em 1524. Seu nome significa “novo convento feminino”, pois o primeiro ficava dentro do Kremlin. Como não existia divórcio, servia para que os maridos pudessem se separar de suas esposas, pois após “entregar a esposa a Deus”, o homem estava livre para um novo casamento. Conheça também  o lago que fica atrás do convento, apelidado de Lago dos Cisnes. Dizem que Tchaikovsky, que gostava de ir ao local. Não conseguimos visitar por dentro,pois estava em obras.
Universidade de Moscou
Um dos prédios da Era Stálin, em estilo Clássico Soviético.

Catedral do Cristo Salvador

Essa igreja é uma reconstrução realizada entre 1994 a 1997, pois a original foi dinamitada por ordem de Stálin em 1931 . O projeto de reconstrução foi polêmico, pois ocorreu  em uma época de  crise, e mais de US$200 milhões do dinheiro público foram gastos.

Teatro Bolshoi

Infelizmente,nos dias que passamos em Moscou, não tiveram espetáculos.

Old Circus(Circo de Moscou)

Fomos ao circo de Moscou.Um espetáculo bonito mesmo para adultos.Os animais são impressionantes.

Onde comer:

Café Pushikin - restaurante de comida tradicional russa.
26-A Tverskoy Boulevard
Um dos mais tradicionais de Moscou.A comida e sobremesas estavam bem gostosas.O lugar é uma casa tradicional com decoração bem pitoresca.Recomendo reservar.



Jamie´s Italian
 Fica em um shopping bem em frente a Praça Vermelha.


E assim,acabou nossa viagem pela Rússia.Espero que tenham gostado como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário