Quase todo estrangeiro que percorre o país fica impressionado pela quantidade de ruínas gregas e romanas espalhadas por seu território , sobretudo no Mediterrâneo e nas proximidades de Istambul, cidade que já se chamou Bizâncio e Constantinopla. Mas é fácil explicar: Tróia, por exemplo, ficava onde é hoje território da Turquia, e Constantinopla foi nada menos do que a capital do Império Romano do Oriente, a cidade mais importante da Idade Média enquanto a Europa estava mergulhada na barbárie.Por isso mesmo a Turquia é tão rica não só em vestígios gregos e romanos mas também em castelos, mesquitas, palácios, igrejas e fortalezas.
Pistache, damasco, figo, laranja, chá de maçã, queijo de cabra, kebab, sardinha fresca e robalo do Bósforo, fumegantes ensopados de carne e legumes, beringela (sob todas as formas), nozes, mel, azeite, iogurte, suco de cereja, lentilha, sopa de peixe, pão sempre quente. E o melhor de tudo, baklavas --os levíssimos doces de massa folhada, delicada calda de açúcar com rosas e pistache moído. Eis um resumo aromático da Turquia .
Dos sanduíches de peixe fresco no cais de Eminönü, aos inúmeros mercados de rua (onde as frutas secas custam quase nada), até a comida de rua . Talvez o mais perto que os turcos cheguem daqui sejam as "pides" --a pizza turca, uma massa alongada coberta de queijo, vegetais e/ou carne.
Os chás estão por toda parte. É quase impossível entrar em uma loja e não se ver com uma das xícaras turcas cheias de chá de maçã nas mãos. Não ouse recusar . A hospitalidade turca é sensível. Opções além da maçã, mesclando flores (como jasmim e rosas) a frutas cítricas e alguma erva, são encontradas nos mercados e bazares.
Os queijos são sobretudo de cabra, e o mais tradicional é o peynir (semelhante ao feta) --aqui curado em uma bolsa de pele de bode. Os doces são à base de mel, frutas e massa folhada --e, claro, há a delícia turca, espécie de gelatina firme coberta de açúcar de confeiteiro. Tudo abundante nos bazares.
Nos restaurantes, reinam os kebabs de carneiro, frango e, eventualmente, peixe. Aí há outras tantas variações: os cozidos em panelas de barro (pottery kebabs), os semelhantes ao nosso churrasco grego (donner kebab) e as kaftas .
Istambul
Começamos nosso roteiro por Istambul.Cortada pelo estreito de Bósforo, que une o Mar de Marmara (parte do Mediterrâneo) ao Mar Negro. É uma das mais fascinantes cidades do mundo, com seus minaretes recortados contra o céu, que a transformam numa cidade mítica das “Mil e Uma Noites.
Ficamos no Richmond Hotel,que fica na Istiklal Caddesi,a rua mais famosa de Istambul.Cheia de bares,restaurantes,sorveterias,lojas de doces,e de tudo que você pensar.Uma festa,tudo fica aberto até tarde.
Como Istambul tem maravilhas a serem conhecidas,selecionei os passeios imperdíveis que fizemos:
Mesquita Azul
Conhecida como azul por conta dos famosos azulejos pintados à mão, oriundos da cidade de Iznik, que a enfeitam. Construída entre 1606 e 1616, por ordem do Sultão Ahmet I, provocou muito falatório na época já que tinha 6 minaretes, a mesma quantidade existente na mesquita de Mecca.
A Basílica de Hagia Sofia, ou Santa Sofia, cujo nome significa santa sabedoria em grego, foi construída sobre os escombros de duas antigas igrejas pelo Imperador Justiniano em 537. Foi convertida em mesquita pelos otomanos no século 15, quando instalaram os minaretes.Seu Duomo é impressionante.Os mosaicos em estilo Bizantino que retratam Jesus Cristo, Maria e outros santos ainda convivem com os símbolos muçulmanos.
Palácio Topkapi
Construído pelo sultão do Império Otomano, Mehmet II, entre 1459 e 1465, esse imenso palácio serviu como residência de vários sultões. Atualmente, é um museu bem interessante,com uma exposição de jóias que impressiona, principalmente pelo maior diamante do mundo.
Cisternas de Yerebatan
Sustentada por 336 colunas,uma mais linda que a outra, a maior cisterna de Istambul foi construída pelo Imperador Justiniano para atender à demanda do Palácio Topkapi.
Hipódromo
Hoje uma praça enorme em frente a Mesquita Azul e a Hagia Sofia,onde antigos monumentos permanecem no local, como o grandioso Obelisco Egípcio, a Coluna da Serpente e a Coluna de Constantino.
Palácio Dolmabahce
Construído pelo sultão Abdul Mecit,é um palácio imponente,com decoração suntuosa.Amei os lustres coloridos.
Mercado de Especiarias ou Egípcio
O meu favorito,pois é menor que o Grand Bazar e mais barato.Tem o que você imaginar em termos de chás,doces,especiarias e temperos.Um deleite.
Grand Bazar
Um lugar incrível para você se perder nas compras.Fiquei louca com as cerâmicas e com as pashiminas.
Passeio de barco pelo Bósforo
Ortakoy
Um bairro bem movimentado de frente para o Bósforo.Com uma vista linda.
Palacio de Beylerbeyi
É uma antiga residência dos sultões do Império Otomano situada na margem oriental do Bósforo, muito perto da Ponte do Bósforo, no bairro de Beylerbeyi,no lado asiático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário