terça-feira, 6 de setembro de 2016

Escandinávia-A Oslo dos Vikings

A capital da Noruega é uma cidade relativamente pequena, quando comparada a outras da Europa. Aí está o seu charme. Tudo está por perto ,podendo ser conhecida a pé. 
Chegamos de Moscou no aeroporto Gardermoen e pegamos o  Airport Express Train - Flytoget. Você estará na estação central de Oslo em 20 minutinhos.Rápido e prático.
Ficamos no Thon Hotel Rosenkrantz.Bem localizado ,com um café da manhã maravilhoso,o que já era esperado na Noruega.À noite , serviam uma ceia.Ótimo custo-benefício.
A rua Karl Johans Gate, principal área de pedestres e coração comercial de Oslo vai da estação central ao palácio real , que pode ser visto bem ao fundo. Repleta de lojas, restaurantes, bares e muita gente bonita circulando. 
Andamos pelo centro,passamos pela Catedral de Oslo.

Também nesta área estão situados os imponentes prédios do Parlamento, Teatro Nacional e da Universidade de Oslo.


Há também a praça Jernbanetorget, principal praça de Oslo,uma área verde rodeada de cafés e do maior shopping de Oslo,o Oslo City. 
De lá seguimos em direção à Prefeitura de Oslo.Um prédio imponente com suas torres marrons.É lá que acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz, todos os anos.Vale a pena visitar por dentro.Os salões são deslumbrantes.O Hall principal é de tirar o fôlego com seus afrescos gigantes A entrada é grátis.





Seguindo em direção ao mar,você se deparará com o Nobel Peace Center.Um museu muito interessante sobre o Nobel da Paz, e todos os agraciados com ele.

Aí você já estará em frente ao mar. Seguimos na direção do Aker Brygge,com seu shopping, restaurantes e apartamentos chiques,  até chegar no museu Astrup Fearnley.


É lógico que não poderíamos deixar de parar num dos restaurantes da área.Escolhemos o Louise.
Pedimos de entrada um prato maravihoso de frutos do mar.Recomendo.Estava tudo tão bom,que voltamos .

No dia seguinte começamos pela Oslo Ópera House.Um marco da cidade.Imponente, belíssima, em frente ao mar.Não deixem de fazer o tour para conhecer por dentro.





Descemos em direção ao Castelo de  Arkesus.A atração mais popular de Oslo.É verdadeiramente uma viagem por 700 anos de história da Noruega.


Fizemos um almoço rápido no Vappiano, uma rede de comida italiana com saladas, pizza e massas bem gostosa,e fica em frente a saída do Castelo.
De lá seguimos para uma tarde em Bygdøy.Uma península que abriga vários museus .A linha de ferry 91  possui duas paradas:Dronningen e Bygdøynes. Desça na segunda. O percurso levará cerca de 20 minutos. Aproveite para ver Oslo pelo lado do mar. Em pouco tempo, você já verá a ponta da península de Bygdøy .
                                                                 Museu do Barco Viking

Três embarcações do século 9 que foram desenterradas de um lodaçal no fiorde de Oslo estão expostas neste museu. Utilizadas como parte de cerimônias fúnebres, nelas foram depositados ricos tesouros que acompanharam seus poderosos mestres para o outro mundo. O grande destaque do museu é o muito bem preservado barco Oseberg, de quase 22 metros de comprimento.

                                                                    Museu Fram


 O museu guarda, em seu interior, o navio Fram, utilizado pelos exploradores Fridtjof Nansen, Otto Sverdrup e Roald Amundsen em suas expedições aos pólos norte e sul do planeta no início do Século XX.

                                                                  Museu Kon-tiki
Lá estão expostos os famosos barcos Kon-tiki (trajeto Peru-Polinésia) e Ra II (trajeto Marrocos-Caribe), utilizados pelo explorador Thor Heyerdahl em 1947 e 1970, respectivamente.A idéia era provar  que, com barcos feitos de papiro, era possível cruzar oceanos desde muito tempo atrás, explicando ,assim, a existência de elementos da cultura peruana pré-incaica  na Polinésia.

No último dia em Oslo, aproveitamos para conhecer o Vigeland Park.O maior parque de esculturas de um único artista do mundo: a coleção de 212 estátuas de pedra, bronze e ferro fundido de Gustav Vigeland.




Voltamos para o centro e seguimos para a Galeria Nacional,um museu de arte com peças incríveis,entre elas o famoso " O Grito",de Edvard Munch.

Seguimos em direção ao Palácio Real de Oslo.Visitamos somente por fora,passeando pelos seus jardins.

Era hora de partir para os fiordes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário