Fizemos passeios incríveis. Acho melhor falar separadamente deles.
Dirigir é a melhor maneira de explorar todas essas atrações.
Sintra
Residência de verão dos mouros e , mais tarde, dos reis de Portugal, Sintra fica nas montanhas,cheias de bosques com vistas lindas do mar.É Patrimônio da Humanidade, com seus belos palácios.Os seus destaques são o Palácio Nacional de Pena e o Palácio Nacional de Sintra.
Palácio Nacional de Pena
Um palácio que é uma combinação de decoração manuelina,germânica e aspectos mouriscos, estes vistos nas suas torres e cúpulas.
Palácio Nacional de Sintra
Duas extraordinárias chaminés cônicas dominam a residência de verão da monarquia portuguesa.
Não deixe de conhecer a sala dos cisnes.
Queluz
O elegante Palácio de Queluz é um exemplo da arquitetura rococó,com belíssimos jardins do século 18.Foi nele que D. Maria , a louca morou. Hoje é um museu que retrata a vida aristocrática do século 18, ricamente decorado com peças das coleções reais.
Cabo da Roca
Uma estrada solitária corre por pequenas vilas,com destaque para Azenhas do Mar, e por uma área de ventos fortes até o cabo da Roca,que fica no extremo da Serra de Sintra.É o ponto mais ocidental da Europa Continental.
Cascais
Cascais é bastante popular entre os portugueses e visitantes também,principalmente pela sua proximidade com Lisboa.Além de importante porto pesqueiro, é um famoso balneário.Além de um centrinho com lojas , bares e restaurantes , há a Boca do Inferno e praias lindas como a de Guincho. Foi lá que almoçamos em um restaurante maravilhoso , à beira do mar, o Furnas do Guincho. As crianças , na época, kkk, adoraram comer percebes.
Estoril
É um balneário com bons hotéis, um Cassino para quem gosta e belas praias. Fizemos um piquenique em uma delas.
Um pouco mais distantes,há passeios que podem ser feitos de bate volta , mas sugiro um pernoite em suas maravilhosas Pousadas.
Palmela e Setúbal
Só atravessar as duas grandes pontes pontes de Lisboa já vale o passeio, a Vasco da Gama e a 25 de Abril.
Optamos ficar uma noite no maravilhoso Castelo de Palmela, hoje uma Pousada, para servir de base para conhecer a região. A cidade fica em um desvio da Serra da Arrábida,com seu imenso Castelo dominando o horizonte.
Setúbal é um centro industrial que abriga um centro histórico e sua bela Igreja de Jesus.
Serra da Arrábida
A serra da Arrábida se estende por 35 km ao longo da costa de Sesimbra a Setúbal.É uma área bonita cujas montanhas são férteis e cheias de vinhedos e oliveiras. Recomendo conhecer a Quinta da Bacalhoa ,uma mansão com um clássico jardim renascentista e sua vinícula. Descemos a serra em direção ao mar e almoçamos em Portinho da Arrábida, onde comemos a melhor sardinha grelhada de Portugal.
Évora
Com seu fascinante centro histórico cercado por muros, Évora merece passar uma noite, para ter tempo suficiente para explorar a cidade e apreciá-la à noite. Ficamos na Pousada dos Loios, dentro dos muros e do Convento do mesmo nome, que consiste de uma igreja e um mosteiro dedicados a São João Batista. Se você não for hóspede, poderá conhecer somente a igreja,cuja nave é coberta do teto ao chão por azulejos com a história de São Lourenço Justiniano. Dela você pode espiar por uma grade o ossário,com ossos dos monges do convento. O restaurante da pousada é incrível.
Passeie pela Praça do Giraldo, a Sé , o Templo Romano e a Capela dos Ossos.
Monsaraz
Um pouco mais distande,quase fronteira com a Espanha,a vila de Monsaraz deve ser visitada quando em Évora.
Monsaraz é um povoado de montanha,com um castelo cercado de muros, com suas casinhas brancas. Lá é possível ver aquelas senhoras ainda vestindo preto e chapéu, e que odeiam ser fotografadas.
No caminho de Monsaraz há muitas fábricas de faianças.