Quando voltamos das ilhas, tínhamos ainda um dia e meio em Atenas.
Chegamos logo após o almoço .
Como era domingo, aproveitamos para conhecer o maravilhoso Museu Arqueológico Nacional, um dos mais importantes do mundo dedicado à arte grega antiga.
Está alojado em um magnífico edifício neoclássico do final do século 19.
As diferentes culturas e civilizações gregas estão representadas em suas salas.
Você precisará de umas duas horas para conhecê-lo.
De lá, seguimos para umas comprinhas em Plaka. Recomendo muito as lojas de artefatos de madeira de oliveiras, as de azeitonas, azeites. Enfim, bastante artesanato interessante.
À noite jantamos na Old Tavern Pssarras, uma taverna simples mas muito gostosa, nas escadarias de Plaka. A moussaka estava maravilhosa.
No dia seguinte, após um café maravilhoso no hotel Elektra Palace, seguimos a pé pela rua Ermus , que é a rua do comérico em direção ao Mercado Central. Repleta de boas lojas para comprinhas .
O Mercado fica em um bonito prédio. Como todo mercado, é uma festa! Vale ir lá comprar azeites , temperos e azeitonas. O preço é ótimo. Além do mais, adoro mercados.
Voltamos para a Praça Monastiraki, seguimos por Plaka em direção ao Arco de Adriano e Templo de Zeus.
O Arco de Adriano, mais conhecido como Portão de Adriano, é um portal monumental que se assemelha a um arco de triunfo romano.Portão com 18 metros de altura, construído com mármore do monte Pentélico. Erguido em homenagem ao grande benfeitor da cidade, o arco separava os bairros que estavam se desenvolvendo naquela região do templo,e atravessava uma antiga estrada do centro de Atenas para o complexo de estruturas no lado oriental da cidade que incluiu o Templo de Zeus Olímpico.
Considerado o maior da Grécia Antiga construído em Atenas, o imponente templo de Zeus Olímpico é um dos que mais chamam a atenção . E não é para menos: 200m de comprimento e 130m de largura abrigam hoje as ruínas de um dos mais famosos espaços da cidade em seu apogeu.
Pertinho de lá, seguimos para o Estádio Panathinaikos, também chamado Calimármaro, é um estádio de atletismo situado em Atenas, construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico, é um dos estádios mais antigos do mundo.
Continuando o passeio, seguimos para o bairro Kolomaki passando pelo Jardim Nacional.
No caminho, passando pela Praça Sintagma, descemos à estação do metrô para conhecer o pequeno museu que abriga as peças arqueológicas encontradas durante a escavação do mesmo.
O bairro Kolomaki se localiza aos pés do Monte Lyccabethus, que dizem ter uma das melhores vistas de Atenas. Para subir, tem até um funicular, mas para chegar nele tem umas boas subidas. Assim, resolvemos não subir.
O bairro abriga muitas lojas de grifes, a grande loja de departamentos de Atenas, a Attica , e alguns restaurantes. Almoçamos por lá.
Depois dessa caminhada, estávamos mortos. Voltamos para o hotel para descansar e desfrutar do por do sol da piscina com vista para a Acrópole.
À noite, fomos jantar na Taverna Gerus Tou Moria, sensacional. A comida é ok, mas a animação e a música são sensacionais.
Nessas caminhadas todas, algumas comidas são imprescindíveis. Como o Gyro, sanduíche grego no pão pita.
Um milho assado , o mais doce que já comi.
E esse famoso doce grego, uma espécie de bolinho de chuva chamados lukumades.
Uma viagem de muitas delícias.