domingo, 2 de abril de 2017

UM ROTEIRO PELO PERIGORD

Perigord ou Dordonha ,uma região que fica no Sudoeste da França , com cenários fantásticos , desde grutas com cenários rupestres a castelos, ladeados pelo Rio Dordonha , que torna a paisagem ainda mais incrível.
Sem falar na gastronomia, a Dordonha é a região das trufas e do Fois Gras.
Escolhemos a região de Bordeuax como ponto de partida , como você viu no post anterior, e  como base  Sarlat La Caneda , por considerá-la a mais central em relação às cidades que visitaríamos e talvez, a mais charmosa.
Ficamos no Hotel Plaza Madeleine, situado na entrada da cidade medieval, charmososo , com spa e estacionamento, quartos super  confortáveis  e equipe atenciosa.

Nosso roteiro:Dia 1- Saint Emilion - Perigueux - Lascaux - Sarlat
                       Dia 2- La Roque Cageac - Beynac et Cazenac -Belvés - Domme
                       Dia 3- Sarlat - Les Eyziers de Tayac
                       Dia 4- Sarlat - Bordeaux

Dia 1
Saímos de Saint Emilion em direção a Perigueux , principal cidade da região e capital do Perigord.
Estacionamos na praça principal e seguimos à pé pela cidade antiga. Pegamos a rue Limogeanne , com lojinhas e cafés , que termina na Catedral Saint Front , bonita, em forma de cruz como Aparecida, e descemos em direção ao rio. De lá, a vista da cidade é linda, tendo a catedral de fundo e várias casa medievais. Tomamos um café na praça de la Clautre e nos perdemos nas ruazinhas da cidade.






Continuando em direção a Sarlat, fomos visitar a gruta de Lascaux, que na verdade , a original foi fechada perante os indícios de deterioração das pinturas, surgidos a partir dos anos 50, originados principalmente pelo gás carbónico da respiração dos visitantes, em 1963, foi tomada a decisão de encerrar as visitas de turistas, tendo sido, desde então, adotadas diversas medidas para controlar a atmosfera interior da gruta, a qual recuperou progressivamente o seu brilho original.
Como alternativa à significativa procura turística, foram construídas  réplicas de uma parte representativa da caverna. O que se conhece agora é a Lascaux IV , recém inaugurada, um complexo internacional de arte parietal, com uma réplica impressionante da gruta pré-histórica de Lascaux. As suas pinturas são impressionantes.
O Complexo é super moderno, com restaurante, a incrível réplica da gruta , salas com audio visuais , impressionante.


Dentro da gruta, não é possível tirar fotos.Recebemos um ipad com explicações e câmera. Tirei um monte de fotos mas até hoje não chegaram no email. Assim vamos de fotos do google.





Chegamos a Sarlat à noite. Nos instalamos no hotel e fomos jantar no Le Coulevrine , indicado pelo hotel. A cidade estava vazia e linda de se ver.



Dia 2
Depois de um café maravilhoso no hotel, seguimos para La Roque Cageac , uma linda cidade encravada sobre uma falésia de pedra,na beira do rio Dordonha.







Seguimos para La Beynac et Cazenac, com seu castelo medieval no alto. Infelizmente tivemos que nos conformar com a vista de baixo, pois os acessos à cidade estavam em obras. Sim, no invernos as cidades praticamente fecham, uma pena.

Continuamos para Domme, também considerada uma das mais belas da França, situada no topo da colina.





De volta a Sarlat, passeamos pela cidade medieval de dia ,com seu casario belíssimo , compramos trufas e fois gras. Há uma porção de lojas incríveis , difícil de escolher .






Nesta noite,jantamos no melhor restaurante de Sarlat , o Jardins d' Harmonie. O chef trabalhou durante anos no Nobu , e criou pratos maravilhosos.Das entradas às sobremesas, tudo perfeito.







Dia 3
O dia amanheceu chuvoso e aproveitamos para descansar um pouco mais. 
Fomos para Les  Eyziers de Tayac, capital mundial da pré-história.Lá está o Museu Pré-Histórico Nacional, que abriga a maior coleção Paleolítica da França. O museu fica encravado na falésia , à beira do rio Dordonha. Tudo é lindo.


















De volta a Sarlat, fomos jantar no restaurante Maison Dupeliac, que fica fora do centro medieval ,há uns 5 km . Comida muito boa ,mas o ponto alto foram as sobremesas. A pera cozida no centro de um bolo com calda de chocolate ainda tenho nas minhas lembranças.


Dia 4
Era sábado,dia de feira em Sarlat , o que significa fois grás e trufas direto dos produtores.Acordamos cedo e saímos. A feira começa na frente do hotel. E é nesse dia que o mercado que fica dentro de uma antiga igreja se encontra aberto. Comprei até!!!








 Após a feira, rumamos para Bordeuax.
Chegamos a tempo de passar a tarde na Cité du Vin, um local único todo dedicado ao vinho.
Vale a pena almoçar lá. Comemos a melhor salada com queijo de cabra quente.
A loja Vin du Monde é a mais bonita que já conheci. O museu é completamente voltado à história , cultura, fabricação e conhecimento  do vinho,todo interativo. No final da visita, está incluída uma degustação de vinhos do mundo.







Bem , de Bordeuax era hora de voltar dessa viagem incrível de sabores e cidades medievais.