O passeio começa pelo Public Garden e pelo Boston Commom , ambos os primeiros jardim botânico e parque público dos Estados Unidos.
É possível fazer o passeio com guias vestidos à caráter , que explicam todos os momentos históricos.
Seguimos em direção à State House , parando em frente à escultura de St. Gauden em homenagem ao coronel Robert Shaw e seu regimento , mortos em um ataque na Guerra Civil.
A State House, sede do governo de Massachussets , tem um belíssimo domo de ouro e vale ser visitada.
Passamos pela Park Street Church , em direção do Old Granary Burying Ground , um pequeno cemitério histórico onde estão sepultados expoentes da história revolucionária do país , como Paul Revere, John Hancock e Samuel Adams , além de vítimas do massacre de 1770.
Seguindo pela Tremont Street você encontrará a Kings Chapel na esquina ,a primeira igreja anglicana em Boston.
Passamos pela Old Corner Bookstore, pela Old South Meeting House, antigo templo protestante transformado em centro de reuniões durante a Revolução Americana. Foi o ponto de partida da manifestação que precedeu o Boston Tea Party , designação dada a uma ação de protesto executada pelos colonos ingleses na América contra o governo britânico, no qual se lançaram três navios carregados de chá pertencentes à Companhia das Indias Orientais atirando-os às águas do Porto de Boston.Em Boston nos finais dos anos 1760, os sinais daquilo que se tornou mais tarde a Revolução Americana começaram primeiro com os residentes que acabaram ficando irritados com a pesada tributação a que estavam sujeitos. Com a Lei Townshend de 1767, os Britânicos começaram a taxar os bens importados, incluindo vidro, chumbo, tinta, papel, e chá. Para cumprir as leis, eles imporam uma forte presença militar para os colonos de Massachusetts o que exacerbou as tensões entre a população local e os representantes da coroa.
Chegamos à Old State House , local onde os eventos cívicos revolucionários começaram. Foi de sua sacada que a declaração de Independência foi lida pela primeira vez.
Ao lado fica o local do Massacre de Boston. . Em 5 de Março de 1770, os oficiais Britânicos a pretexto de guardar a alfândega de Boston foram rodeados pelo povo .O pequeno grupo de soldados perderam o controle quando um dos seus foi atingido. Apesar das ordens explícitas em contrário, eles acabaram disparando contra uma multidão de civis, matando três e ferindo outros oito, dois deles gravemente.
Descendo em direção ao mar, chegamos ao Faneuil Hall , local conhecido como de discurso livre.
Neste ponto , é hora de uma paradinha para a história . Logo atrás fica o Quincy Market, um local super animado , cheio de lojas e restaurantes . Vale almoçar por lá e fazer umas comprinhas , pois ninguém é de ferro . Sempre almoçamos no Wagamama, uma rede londrina de comida oriental e noodles.
De sobremesa não deixe de comer os cookies da The Chipyard. Saem fornadas quentinhas o dia inteiro.
Dali , refeitos e com algumas sacolas , seguimos para a Waterfront ,passeamos pelo parque Cristovam Colombo, e seguimos para North End, continuar a Freedom Trail.
Passamos pela casa de onde morou Paul Revere, que foi um artesão, ourives , famoso por trabalhar como mensageiro durante as batalhas de Lexington e Concord.
De lá , seguimos para a Hannover Street , onde fizemos mais uma paradinha gastronômica. Os melhores canolis de Boston , na Mike's Pastry. Vale enfrentar as filas. Deliciosos.
Subindo a Hanover Street , você encontrará o Hanover Park com a estátua de Paul Revere , que o levará diretamente para a Old North Church.
Foi nessa igreja em estilo georgiano que a Revolução começou. Em 1975 , o sacristão pendurou no campanário as duas lanternas que eram o sinal para Paul Revere entrar em ação.
Para terminar ,você pode seguir pela ponte Charlestown até o USS Constitution, navio que foi importante em repelir os canhões britânicos. Hoje um museu que também faz passeios de 30 minutos.
Se depois de toda essa caminhada a fome voltar, não exite em voltar para North End , que eu esqueci de dizer que é o bairro italiano de Boston e se deliciar na Pizzeria Regina.