Numa viagem para a Colômbia, não pode faltar Cartagena.
A cidade foi fundada em 1 de junho de 1533, e foi batizada em homenagem a Cartagena, na Espanha. No entanto, o assentamento de vários povos indígenas na região da Baía de Cartagena data de 4000 a.C. Durante o período colonial, a cidade teve um papel fundamental na administração e na expansão do Império Espanhol nas Américas, sendo sede de governo e moradia dos vice-reis espanhóis. O centro histórico de Cartagena, conhecido como a cidade fortificada, foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e posteriormente Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1984. Em 2007, suas fortificações e planejamento arquitetônico militar foram declarados como a quarta maravilha da Colômbia.[
Ficamos hospedados no Hotel Charleston Santa Teresa, dentro da cidade amuralhada, uma construção linda e ultra confortável. Recomendadíssimo.O café da manhã é uma festa.Não deixe de comer as arepas com ovo e carne, típicas do café , o arrumadinho, uma esécie de mistura de arroz,carne,e tudo que você imaginar, as arepas com queijo, os bonuelos, um tipo de bolinho de chuva.
Assim que chegamos fomos passear pela cidade. Linda, colorida, com suas portas com puchadores rebuscados, grades de madeira.
Não deixe de tirar fotos com as palenqueiras, mulheres vestidas com roupas coloridas, com bacias de frutas na cabeça.
Não deixe de tirar fotos com as palenqueiras, mulheres vestidas com roupas coloridas, com bacias de frutas na cabeça.
Nos perdemos pelas ruas da cidade, chegando até as Bovedas, antes masmorras contruídas nas muralhas, hoje um centro de artesanato.
Seguimos pelas muralhas, com vista para o mar até chegar no Café del Mar, um bar em cima das muralhas, que tem a melhor vista do pôr do sol. Tem drinks ótimos.
QUARTA
Saímos de barco para um passeio pelas ilhas Rosário.
Contratamos a empresa Boats4You. Super profissional.
Saímos às 8:30 da manhã em direção a uma marina em Bocagrande, parte nova d e Cartagena. Uma pessoa nos esperava para finalizarmos o pagamento. Compramos bebidas para o barco na própria marina.
O passeio consiste em uma vista panorâmica pelas ilhas, parada na La Piscinita, em Isla Grande para mergulho com snorkel, que é alugado nos barquinhos ao redor.
Paramos em Barú, outra ilha com águas azuis, aonde almoçamos no Hotel Aura. Comemos ritoto de frutos do mar e pargo frito com patacones.
Paramos em Barú, outra ilha com águas azuis, aonde almoçamos no Hotel Aura. Comemos ritoto de frutos do mar e pargo frito com patacones.
Após o almoço, seguimos para Playa Blanca, extensa, cheia de bares, lotada, mas paramos na parte mais deserta para mergulho.
Prepare-se para a volta. À tarde, o vento bate forte e a lancha não é para fracos. Mas sobrevivemos. Nosso piloto era muito experiente.
Voltamos para o hotel, e fomos para a piscina, que fica no rooftop, com borda infinita e vista para o mar, aonde curtimos o pôr do sol.
À noite, jantamos no restaurante Vera. Um italiano maravilhoso . Super recomendo.
Saindo do restaurante, subimos numa das inúmeras charretes , para um passeio noturno pela cidade.
QUINTA
Tiramos o dia para passear pela cidade.
Começamos pela torre del Relógio, principal entrada da cidade, e percorra a região com calma. Passando a Torre, você chega na Plaza de Los Coches, onde é possível sentar-se em mesinhas de bares e observar o ritmo da cidade, ou ainda experimentar as cocadas do Portal de Los Dulces( achei bem fraquinhas).
Se sobrar tempo, você pode visitar os museus no centro histórico. Tem o Museu Naval, sobre a cultura e a rota dos índios do Caribe, Museu do Ouro e o Museu da Inquisição, com seus chocantes objetos de tortura.
Não deixe de dar uma parada no Juán Valdez, o café mais famoso da Colômbia.
Não deixe de dar uma parada no Juán Valdez, o café mais famoso da Colômbia.
Tem a Igreja de San Pedro Claver, a Catedral e a Igreja de Santo Domingo, além de belas praças sempre bem movimentadas.
Pegue um mapa e vá descobrindo cada canto da cidade, observando seu ritmo bem peculiar, doce e lento, que só os lugares mais interessantes podem ter.
Os vendedores de rua são uma festa a parte.
Os vendedores de rua são uma festa a parte.
Almoçamos no restaurante La Cevicheria. Ele não reserva, assim prepare-se para a espera de pelo menos 1 h. Mas vale a pena. Recomendo colocar o nome na fila, e ir tomar um drink no Sofitel Santa Clara, um hotel super chique também, e que fica em frente. Foi o que fizemos.
À noite jantamos no restaurante Alma, localizado num jardim de uma linda construção, com show de música ao vivo. A comida estava gostosa.
Visitamos o Castelo San Felipe de Barajas.
O Castillo San
Felipe de Barajas é um patrimônio da Humanidade declarado
pela UNESCO e é considerado uma das sete maravilhas da Colômbia. A visita a
este imponente castelo histórico é um dos principais passeios em Cartagena, de preferência num dia de céu aberto, pois a
vista lá de cima é linda.
Construído
em 1536 pelos espanhóis, é considerado a maior obra militar espanhola na
América e foi erguido para defender a cidade de Cartagena dos ataques dos
piratas na época da colonização.
Desbrave
essa impressionante muralha. Pagamos um tour guiado, pois o mais legal é caminhar
nos trilhos e túneis do castelo e ir descobrindo todas as suas
particularidades. A entrada no castelo custa cerca de 17 mil pesos colombianos
por pessoa.
Na parte traseira do castelo, vale a visita ao Monumento a
los Zapatos Viejos, uma homenagem à Luis Carlos López, ilustre
poeta local. Uma bonita escultura de bronze à céu aberto, com as muralhas
fazendo um lindo fundo para a obra. Ao redor dela, tem uma feirinha de
artesanato. Um local para sentir o aspecto histórico de Cartagena.
Como um dos casais voltava à tarde, retornamos para o hotel, aonde almoçamos no restaurante do Harry Sasson. Renomado chef . Valeu a pena. estava maravilhoso.
À tarde, fomos conhecer o bairro Getsemani. Bairro fora das muralhas que era considerado a periferia da cidade. Com o crescimento da cidade, o bairro foi sendo revitalizado, e hoje é o preferido dos mochileiros, artistas e boêmios. Os casarões antigos ganharam painéis de murais coloridos , se transformando em hostels, cafés, restaurantes e galerias.
Voltando para os muros, cansados de tanto ceviche , comemos uma das melhores pizzas.
No La Diva, ao lado do nosso hotel.
SÁBADO
Chegava o fim da nossa estada.
Amamos Cartagena. A cidade é animada, gente alegre e prestativa, colorida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário