sexta-feira, 16 de setembro de 2022

UM ROTEIRO PELA PUGLIA- REGIÃO DE SALERNO

 Era a comemoração dos nossos 30 anos de casados, e a ocasião pedia um lugar especial .

Escolhemos a Puglia ou Apulia( em português) por ainda não conhecermos, e ser uma região com história, beleza, gastronomia e praias.



Montamos um roteiro de 10 dias, incluindo Otranto, Galípoli e suas lindas praias, Lecce, Leuca, que acabamos não indo porque choveu no dia programado, Monopoli, Polignano al Mare, Bari, Alberobelo, Locorotondo, Cisternino, Ostuni, e incluímos Matera, que fica na Basilicata, mas a  40 minutos de Bari.

Tivemos a acessoria incrível da agência www.travelandsoul.com.br , sob a coordenação da Fernanda Credídio. 

Chegamos primeiramente a Roma, aonde passamos 2 dias na ida e dois na volta, para revermos as belezas da cidade e a gastronomia romana. Mas isso é assunto para um outro post.

DIA 1

Descemos para a Puglia de trem rápido até Bari, 4 horas de viagem.

Alugamos um carro para nos locomovermos entre as cidades, e seguimos direto para Otranto. Nossa base na região de Salerno, parte mais sul da Puglia, onde visitamos as lindas cidades litorâneas de Otranto, Lecce, Gallipoli com muralhas medievais e ótimas praias no entorno . Esse litoral cheio de história, paisagens selvagens e marinhas únicas é conhecido por ser uma ponte que liga o leste ao oeste e oferece uma mistura única de arte, culturas e panoramas únicos, banhados pelos Mar Adriático e Mar Jônico.


  
A hospedagem foi no Tenuta Centroporte, a 5 minutos de Otranto, super charmoso, confortável, bem localizado, com um jardim belíssimo, comida e café da manhã ótimo.

                                                 


Chegamos no hotel por volta das 17 h, e logo seguimos para passear em Otranto.

Otranto, cidadezinha que está na ponta leste do salto da Bota, que surpreende de cara. Cercada por muralhas bizantinas, ela tem um centrinho histórico que é um primor e está banhada por um Adriático muito azul e manso. A cidade foi fundada pelos gregos e muito visada por ser porta de entrada para o resto da península. Passear  pelas estreitas vielas, subir o Castelo Aragonês para ter uma visão ainda mais alta e, sim, descer as escadinhas da muralha para mergulhar no azul profundo. O centrinho é cheio de ruas estreitas, cheias de lojinhas e restaurantes. Uma delícia.


                                                                              




                                           

Jantamos no restaurante Dal Baffo, no terraço externo, e estava tudo delicioso. Dos mini polvos ao orecchiette, massa típica da região.






DIA 2

Um dia de passeio pela região de Galípoli e suas praias banhadas pelo mar Jônico.

 Porto Cesareo, considerada uma das praias mais bonitas da região.

Ao norte estão Punta  Prosciutto e Torre Colimena.


Conhecemos a Torre Colimena , praia de pedras com uma torre a beira mar, e fomos para o  Lido Togo Bay  , reservado com antecedência, super charmoso, com uma praia de areia, cor do mar linda. Aqui provamos  a burratina ( a melhor que já comemos) e os sanduíches da região chamados Picci, feitos com um pão redondo, recheados com tomates, stracciatela, presunto, pesto, os mais variados recheios, todos deliciosos.

                    

                                                             




 Ao sul, a melhor pedida é a Punta della Suina .

 Passeamos em Galípoli. Cidade super fofa, com um castelo muito bonito, ruazinhas charmosas e um por do sol lindo da parte murada. Tomamos um sorvete maravilhoso ao lado do castelo. Aqui é também região de azeites e de burratas, que compramos , provamos e aprovamos.








DIA 3

Pela manhã fizemos um passeio de barco privativo pelo litoral norte de Otranto. Fechamos com a www.tortugaescursionibarca.it , do Fabrizio,  barco super novo, com toalhas, aperitivos, banhos, super recomendo.

                                                   








Tomamos um banho delicioso na Mulino d'Aqua, Grotta Sfondata, Baia Morrone. No final nos serviu um pouco da culinária da Puglia, como o friselle, uma versão pugliese da brusqueta,  burratinas,  pasticcioto, torta de massa dupla recheado de creme de confeiteiro, o café leccese, feito com leite de amêndoa e um "quebraqueixo" de amêndoas.




Voltamos para o hotel, e a previsão de chuva atrapalhou a programação de irmos para Leuca, a cidade mais ao sul. Passeamos num supermercado local, adoro!!! A chuva melhorou no início da noite, e fomos passear por Otranto. Tomamos um sorvete delicioso na Gelateria da Fico.




DIA 4

Começamos o dia com um passeio pelo Faraglione de Sat' Andrea, formações rochosas em frente a falésias, realmente de tirar o fôlego. 





Seguimos para a Grotta de la Poesia, hoje um parque arqueológico , com uma espécie de cenote, que não permite mais banho (fiquei até decepcionada um pouco). E por fim a praia de Torre del ' Orso, cheia de beach clubs.




Terminamos o dia visitando a cidade histórica de Lecce. Antiga colônia romana, que passou pelas mãos de bizantinos, normandos  até conhecer, a partir do século XVI, um período de prosperidade que resultou em um impressionante legado arquitetônico renascentista e, sobretudo, barroco. 

Muitas igrejas e alguns palácios foram construídos com uma pedra amarelada muito maleável proveniente das redondezas, que permitiu a confecção de entalhes e relevos dos mais graciosos.  Lecce é considerada a Florença do Sul e guarda um centro histórico surpreendente. A explosão de leões, dragões, cavalos e flores na fachada da Basílica di Santa Croce, é uma festa para os olhos, assim como o anfiteatro romano do século 2 d.C. encravado no meio da Piazza Sant’Oronzo, que é o centrinho vibrante do lugar.

















É gostoso tomar um aperitivo ou um café em uma mesa do Caffè Alvino , mas se estiver lotado, há  vários barzinhos ao redor do anfiteatro, e que foi exatamente o que fizemos. 

Se chegar na hora do almoço , comer um sanduiche no Taúla (piccis), pertinho da praça.

Recomendo passear a tarde,  para  ver a cidade ao anoitecer. Lindíssima.




Jantamos na  Osteria degli Spirit . Espetacular. Super recomendo. 





DIA 5

Nossos filhos iriam chegar em Brindisi, assim pegamos o carro em direção norte, para nossa nova base na Puglia, Polignano ao Mare, que falarei no próximo post.










Nenhum comentário:

Postar um comentário