sexta-feira, 28 de outubro de 2022

San Sebastian, de bar em bar, ou de pintxo em pintxo

 Viajar pela Espanha é sempre uma experiência gastronômica, especialmente pelo norte . 



Começamos nossa viagem pelo País Basco por SanSebastian, famosa pela sua gastronomia e seus famosos "pintxos".

A cidade é localizada a beira mar e tem  um centro histórico lindo. 

 Nosso hotel era super bem localizado, ficamos no Hotel Catalonia Donosti, e caminhar pela cidade era fácil.



Começamos pela   Catedral del Buen Pastor também foi inaugurada em 1897. Seu estilo lembra as igrejas das cidades medievais da Alemanha e da França.




Seguimos pela beira do rio Urumea para o  luxuoso Hotel María Cristina, que  é a grande dama da hotelaria de San Sebastián.





Inaugurado uma semana depois que o hotel, o Teatro Victoria Eugenia foi, até há poucos anos, a grande referência cultural da cidade. Foi durante décadas a sede principal do Festival de Cine de San Sebastián.

Entre a Parte Vieja e a Zona Romántica de San Sebastião encontra-se o Mercado de la Bretxa, um tradicional mercado, reformado e modernizado, que hoje conta com lojas e bancas de venda de alimentos, distribuídas em dois prédios. Vale muito a pena descer até o subsolo para dar um passeio pelas bancas de peixe e entender melhor a razão do extraordinário sucesso da culinária basca, baseada em uma matéria-prima saída do mar e de primeiríssima qualidade.



Mar Cantábrico, que banha San Sebastián, é um mar que deve ser temido e respeitado. Em dias de temporal, o espetáculo das ondas batendo contra a costa, especialmente ao longo do Paseo Nuevo, que rodeia o Monte Urgull, vira um dos espetáculos mais incríveis de se ver em San Sebastián. 





Parte Vieja é o nome que recebe a parte mais antiga do centro histórico de San Sebastián. Suas estreitas ruas são a meca dos bares de “pintxos”. Que falarei mais tarde.





 Plaza de la Constitución é o palco de celebrações cívicas na cidade. 




Dominando a Parte Vieja de San Sebastián, em uma posição estratégica entre as praias da Concha e Zurriola, encontra-se o Monte Urgull, testemunha de muitos episódios bélicos na história da cidade. O monte conta com um parque muito agradável por onde é uma delícia passear. As vistas do alto do monte, onde está o Castillo de la Mota, são espetaculares. No alto do castelo há uma grande escultura do Sagrado Coração.

Em 1897, o Ayuntamiento de San Sebastián foi construído junto à Praia da Concha para servir como cassino. Passou a abrigar a prefeitura da cidade a partir de 1947.

La Concha é o cartão postal de San Sebastián e uma das praias mais famosas da Espanha. La Concha tem um calçadão muito bonito, que pode ser percorrido em toda sua extensão. O passeio começa ao lado do Ayuntamiento e termina na Praia de Ondarreta. 

                                      




Há vários bares e restaurantes no calçadão, com terraços super agradáveis.



No final da Ondarreta, fica o  Peine del Viento , esculturas do  artista basco Eduardo Chillida. A obra está formada por três esculturas de aço incrustadas nas rochas. Encontra-se ao pé do monte Igeldo, que pode subir de funicular, para ver a vista de toda orla.






Mas a melhor parte é conhecer a cidade de bar em bar,  ou melhor de PINTXOS EM PINTXOS.

Os pinchos ou pintxos  se tornaram quase uma instituição  e não há bebida que não seja acompanhada por esses petiscos.Os espetos no País Basco não são apenas um acompanhamento de bebidas, são uma forma de degustar a sua gastronomia em pequenas demonstrações. São assim chamados porque geralmente são perfurados com um grande palito de dente, embora hoje muitos sejam como pequenos pratos.Nos surpreendemos com a quantidade de pinchos expostos no bar, que são pintxos gelados, que podem ser servidos na hora. Em alguns bares há cardápios de pintxos quentes preparados na hora.

Fizemos um food tour com guia local. falo abaixo alguns dos bares que fomos e que valem voltar:

 Barebare, com sua sensacional vitrine de pintxos frios, incluindo as " Gildas", um clássico , que é feito com pimentas verdes, anchovas e azeitonas verdes, tudo espetado no palito e uma fatia de pão. Todos maravilhosos. Não deixe de provar a sidra, típica da região.






Itxaropena, aonde fizemos uma sequência de pintxos quentes, como espetinhos de camarão, camarões empanados, gaspacho.






Atari. Dessa vez, pedimos em pratos, porções maiores para dividir. A bochecha de boi  e o polvo grelhado estavam especiais.





Borda Berri. Talvez o melhor de todos. As suas comidinhas em panelinhas são deliciosas, como o risoto de queijo idiazabal. Estava tão cheio que nem consegui fotografar as comidas.



Bergara, com seu gratinado de cogumelos com camarões.

La Viña. Aonde comemos a sobremesa. A melhor "tarta de queso".



Ou comer o famoso pastel basco.




Se quiser um restaurante incrível, recomendo o Zelat Txiki, localizado numa parte alta da cidade, com um terraço com vista da cidade e comida regional de alta qualidade.




Na cidade velha há inúmeras lojas com produtos locais , principalmente os queijos, que podem ser degustados e comprados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário